Dicas De Como Organizar Uma Mudança Residencial

· 3 min read
Dicas De Como Organizar Uma Mudança Residencial

Para evitar stress e esquecer algumas coisas importantes, o ideal é que se comece a embalar os objetos algumas semanas antes do efetivo dia da mudança. Objetos sazionais ou que não são usados com frequência, devem ser os primeiros a serem embalados. Por isso, identifique as caixas por cômodos e coloque nelas os objetos mais usados em cada um.

  • Além disso, com o auxílio de profissionais, você terá a garantia de que seus móveis serão desmontados e montados com segurança, evitando também que você tenha uma dor de cabeça ao “colocar a mão na massa”.
  • Muito importante, não economize em embalagem, um pequeno rasgo no seu sofá ou colchão poderá custar muito mais.
  • Uma dica superimportante é aproveitar esse momento para separar objetos para doar ou descartar.
  • Algo que geralmente é esquecido por muitos na hora da mudança residencial é a comunicação sobre a mudança de endereço.
  • Mesmo que a cama não esteja 100% montada, você vai conseguir dormir mais confortável.


Engana-se quem pensa que nesse momento a mudança já acabou e que é só abrir as caixas aleatoriamente e guardar os objetos. A organização também é muito importante para que as caixas não fiquem dias, ou até meses encostadas e a mudança nunca se concretize de fato. A gerente da marca Dona Resolve elenca sete dicas importantes para essa etapa da mudança. “Uma dica essencial para todo o processo é fazer uma lista com tudo que se julga indispensável levar, assim fica mais fácil identificar o que pode ser deixado” diz Paula. Outra dica importante antes de fazer a mudança consiste em visitar o novo imóvel.

Crie Uma Lista De Prioridades




Nas semanas que antecedem a mudança, evite abastecer a despensa e geladeira. Com isso evitará transportar muita comida, bebida ou outros líquidos, como produtos de higiene e limpeza, por exemplo, que podem vazar ou se deteriorar. Lembre que a geladeira e o freezer poderão ficar desligados por um longo período, sem que seja possível conservar os alimentos frescos.

  • Para colchões, proteja toda a base do colchão (lado o qual ele ficará apoiado no chão) com cartolina ou papelão.
  • Se você armazenar os itens nas caixas por categorias, agora é só ir acomodando cada coisa em seu respectivo lugar.
  • A DiAvanti Mudanças é uma empresa de mudança em SP especializada em logística e com foco em fazer esse processo tão importante na sua vida ser uma experiência 100% positiva.
  • Geralmente, envolve a desmontagem de móveis, transporte e remontagem no destino.
  • Procurar esse serviço com antecedência aumenta a disponibilidade das datas e ainda permite que você faça mais de um orçamento para a mudança.


Fazendo isso, é possível guardar tudo com calma e de forma linear e com calma, evitando esquecer ou perder algo importante. Ainda, vale a pena pensar em formas alternativas de transportar seus pertences. Os livros, por exemplo, podem ir em malas, já que isso facilita o transporte. Já as roupas podem ser transportadas em sacos plásticos — até mesmo nos cabides, se você  quiser ter mais praticidade. De volta ao seu endereço atual, é preciso começar a cuidar da organização dos itens que serão levados na mudança. Aproveite esse momento inicial para fazer uma limpeza geral e para identificar quais pertences não serão levados.

Dica 2 – Guarde As Coisas Que Menos Usa Primeiro


Planejando com antecedência, você evita perda de tempo no dia e garante o bem-estar de todos os envolvidos.  mudança de forma rápida e fácil  aceitam todos os tipos de doações, desde roupas, livros, CDs e até móveis. Algumas, inclusive, retiram as doações no local, como o Exército de Salvação, por exemplo. Ainda de acordo com o Habitíssimo, os valores das mudanças interestaduais podem variar entre R $3.000 e R $8.200. Caso tenha crianças ou animais de estimação, veja com parentes e amigos se alguém pode cuidar deles durante a mudança.